quinta-feira, 7 de junho de 2012

I JORNADAS TÉCNICAS DE FUTSAL



Foi nos dias 1 e 2 do presente mês que decorreu o I Jornadas Técnicas de Futsal, com o professor Jorge Braz, selecionador nacional de futsal. Teve lugar nas instalações da Associação de Futebol do Algarve e contou com a presença da Direção da associação, o presidente Dr.Carlos Alves Caetano, o Prof. José Borges e a Dr.ª Ângela Matias. À medida de quem se interessa por futsal e quer enriquecer o seu conhecimento sobre esta vertente da modalidade. A afluência não foi total, mas bastante boa, ao contar com cerca de 60 inscritos, apesar de ter que se lamentar, que numa altura em que mais que nunca as mulheres reeinvindicam por medidas de formação e qualificação no sentido de impulsionar o futsal feminino na região, apenas duas, compareceram a esta formação, além claro, da Dra. Ângela Matias.

Prof. Jorge Braz, Prof. José Borges, Dr. Carlos Alves Caetano e Dra. Ângela Matias.
Dia 1:
Deu início com um debate sobre as questões mais pertinentes do atual estado da modalidade na região. Foram levantadas diversas questões pelos vários participantes e o prof. Jorge Braz deu a sua opinião e explicou alguns assuntos questionados, mas sempre frisando a importância de impulsionar o futsal no Algarve, no sentido de deixar de ser o parente pobre na região. Mostrando que para melhorar, é fulcral que  se pare com o negativismo constante, à bom português. Mais a nível nacional e tendo em conta os excelentes resultados das nossas seleções quer universitárias, quer nacionais, constatamos que apesar de ser uma modalidade tão recente, o sucesso tem sido bastante, mostrando então que o potencial é enorme. Não podendo nem querendo disfarçar o carinho e orgulho que sente pelo futsal feminino, onde iniciou a sua carreira como treinador, e das suas pupilas da seleção nacional, que a todos nos enche de orgulho com os feitos alcançados num passado tão recente.

As suas pupílas venceram recentemente o II Torneio Internacional de Moscovo.

Com uma percentagem de 60%, o futsal é a modalidade mais praticada no Desporto Escolar e nas Universidades. Tendo como visão que o futsal seja reconhecido como um dos desportos com maior relevância social em Portugal, tudo tem que ser feito para a sua melhoria e cabe a todos os intervenientes e apaixonados pela modalidade, fazer com que isso aconteca, insistido na formação que é o setor principal a desenvolver, sendo a base da pirâmide, seguindo pelas etapas corretas até à especialização.

"Não nos podemos demitir das nossas obrigações", insiste Jorge Braz, quando nos refere a importância de uma estratégia no sentido de fortalecer as ligações internas entre os clubes, associações e a FPF no sentido encontrar formas viáveis de tornar o futsal mais atrativo. Para depois então se poder pensar em resultados e patrocínios interessados como forma de rentabilizar o futsal no país, ao relembrar a inexistência de investigação e divulgação. Aproveitou o rumo da conversa para elogiar o bom trabalho feito até agora pela organização de O Jogo das Raparigas, no sentido de ter conhecimento das mais variadas propostas para a evolução do futsal feminino.

Jorge Braz apresentou, após uma breve pausa, o modelo de jogo das seleções nacionais, acompanhados por uma apresentação em Power Point e alguns videos de situções de jogo adequadas para uma melhor compreensão. Abordou em termos globais a organização defensiva e ofensiva, segundo a conceção defendida pela equipa técnica e que metodologia utilizam. 

Dia 2:
No segundo dia desta Jornada Técnica, decorreu a parte prática e o Pavilhão Municipal de S.Brás foi o palco onde os craques algarvios puderam pôr em prática as mais variadas situações de jogo. Podemos acompanhar pelo documento que foi fornecido a todos os participantes pelo Prof. Jorge Braz, com um plano de treino, todas as acões, durante as duas horas de treino, nas estruturas 1.4.0 e 1.3.1

Estrutura 1.4.0

Estrutura 1.3.1 
Foram abordadas entre vários aspetos, a importância das coberturas defensivas e a vantagem que é ter inciativa em processo defensivo, tentando passar de uma situação de desvantagem, para vantagem e consecutivo ataque. O professor mostrou como é importante definir princípios que simplifiquem e tornem o jogo mais objetivo. Sempre que achou necessário, interrompeu as ações, deu explicações e ouviu as questões levantadas pelos intervenientes na bancada. Jorge Brás referiu sempre que o mais importante é que todos os intervenientes, desde dirigentes, a atletas, passando pelos treinadores e imprensa, sejam competentes nas suas funções. É tudo uma questão de competências!

Prof. Jorge Braz e os craques algarvios.

Mister Tiago foi interveniente no treino do Prof. Jorge Braz.

A equipa do blog das Machadinhas teve o prazer de estar presente nesta Jornada Técnica, espera por mais iniciativas do género e agradece à Associação por facultar gratuitamente tal formação, no sentido de impulsionar e qualificar a modalidade na região. Agradecimento especial ao Professor Jorge Braz por ser um apaixonado pelo futsal e por tudo o que tem feito pela modalidade, pela sua disponibilidade e abertura ao responder a todas as questões durante a Jornada Técnica.

Sem comentários:

Enviar um comentário